O modelo de vendas pronta entrega é bastante difundido no mercado de atacado e distribuição, mas para quem ainda não sabe como funciona, consiste na ida do vendedor até o cliente já levando as mercadorias que podem ser vendidas em seu veículo.
Nesse modelo, o vendedor digita o pedido, emite e imprime a nota fiscal eletrônica, boleto bancário e faz a entrega da mercadoria no mesmo atendimento.
Confira: Afinal, qual é a diferença entre pré-venda e pronta entrega?
Entre todos os controles necessários para essa operação funcionar de forma perfeita, controlar o estoque dos produtos que estão no veículo do vendedor é, além de uma necessidade da empresa, uma obrigatoriedade fiscal.
No artigo de hoje, apresentamos os principais motivos e vantagens para que as empresas que trabalham no regime de pronta entrega, controlem o estoque de seus veículos. Vamos lá?
1. Legislação
Cada estado brasileiro tem autoridade para tratar de maneira própria a legislação que rege a venda externa, contudo a maioria dos estados adota a obrigatoriedade da nota fiscal de remessa da mercadoria em trânsito com o vendedor, conforme a Portaria CAT 127 de 07-10-2015 para o Estado de São Paulo (+).
O objetivo da nota fiscal de remessa é dar lastro a mercadoria e nela estão expostos os produtos e as respectivas quantidades que estarão no veículo do vendedor. Além disso, as notas fiscais de vendas geradas pelo vendedor em campo, deverão referenciar a chave de acesso da nota fiscal de remessa.
2. Agilidade no atendimento
Os clientes do VendasExternas podem gerar a nota fiscal de remessa e para fazer isso, seleciona-se o veículo e o vendedor que irá sair com a mercadoria. O benefício direto é que o vendedor pode acompanhar o estoque do veículo diretamente no aplicativo de vendas, tornando desnecessário ir até o veículo para saber se ainda possui um determinado produto.
Confira: A importância da nota fiscal de remessa para vendas externas
3. Conferência
Além de fazer os acertos financeiros com o vendedor na conclusão da rota de atendimentos e seu retorno a empresa, é necessária a conferência dos itens remanescentes no veículo, comparando a nota fiscal de remessa e o relatório de estoque daquele veículo.
O VendasExternas facilita também essa etapa do processo, pois o vendedor pode imprimir o resumo de vendas, que dentre vários dados leva informações dos valores recebidos e saldo de estoque do veículo do vendedor.
Como o VendasExternas pode ajudar sua empresa?
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