Veja três pontos fundamentais das tendências tecnológicas na Indústria de alimentos e bebidas
Nos últimos anos, a indústria de alimentos e bebidas passou por grande crescimento. E mesmo em tempos de crise, este é um setor que se mantêm aquecido. “A projeção é que o faturamento do setor cresça de 6% a 8% neste ano”, diz Sergio Molinari, especialista em indústria de alimentos da Food Consulting. Com o crescimento do setor, surgem também novos obstáculos.
A grande demanda, criação de novos produtos e as mudanças no comportamento do consumidor tem sido um desafio para essas empresas. Muitos pontos precisam ser observados, as empresas precisam inovar e melhorar a qualidade, sem perder o rendimento.
Nesse novo momento, é preciso mais do que nunca começar a se adaptar as novas tendências tecnológicas. Na indústria de alimentos e bebidas, três pontos são estratégicos na hora de usar a tecnologia para melhorar o relacionamento com os consumidores.
1. Sustentabilidade
Além de garantir a eficiência produtiva é necessário dispender o mínimo de recursos possíveis. Os sistemas de produção sustentáveis devem estar alinhados aos desafios específicos da indústria de alimentos.
Para isso é necessário investir em pesquisas que desenvolvam soluções sustentáveis para resolver problemas como rendimento, planejamento de desmontagem (aves, suínos, bovinos, etc.), gestão de atributos (sabor, embalagem, etc.) e programação de silos. Tudo isso gera a empresa a sustentabilidade financeira e ambiental.
2. Adequação fiscal
De nada adiantam boas estratégias tecnológicas, se essas não estiverem devidamente alinhadas as regras do Fisco. É preciso pensar na indústria em si, em como se relacionar com os órgãos fiscais, sem perder a preocupação com a imagem formada por essas empresas.
Investimentos em softwares empresariais que trabalhem de maneira integrada, facilitando a realização dos processos fiscais são indispensáveis para manter uma boa relação com os diferentes públicos. É importante lembrar que a configuração desses sistemas deve estar adequada ao tipo de fabricação do produto com o qual a empresa trabalha.
3. Mobilidade
A mobilidade proporciona inúmeros benefícios as corporações, tais como a precisão das informações, rapidez e agilidade em empresas com força de vendas. As novas tecnologias vem a favor do aumento da produtividade dos colaboradores, o que reflete diretamente no resultado da empresa.
Outro ponto importante a se destacar na mobilidade são as possibilidades de vendedores poderem consultar informações atualizadas e em tempo real de clientes, registrar pedidos e se necessário for, gerar notas fiscais eletrônicas e boletos de cobrança, tudo isso a partir de tablets e smartphones, na presença do cliente.
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