Atuando com vendas, sejam aquelas internas ou realizadas na presença do cliente, o vendedor pode se deparar com alguns impasses na hora de apresentar o produto ou completar a venda. Pensando nisso, criamos um artigo com dicas simples para se preparar para a venda e ter um ótimo resultado.
- Boa apresentação
Um vendedor deve apresentar uma boa aparência, trajando roupas bem lavadas e passadas, bem como os seus sapatos devem estar bem limpos. Já em relação ao cumprimento, este deve ser sempre firme para passar segurança ao cliente. - Conhecimento do produto
Não há forma de vender se você não tem domínio do que está oferecendo. É sempre importante ressaltar os pontos positivos e os respectivos benefícios que o cliente terá ao adquirir o produto. - Proximidade com o cliente
Além de não ter dúvidas sobre o que está vendendo, é muito importante saber pra quem está vendendo, pois isso facilita na hora da negociação. Não deixe o cliente com dúvidas, esclareça tudo e garanta que o mesmo esteja convencido de que o seu produto é o melhor. - A Negociação
Existem muitas formas de se terminar uma negociação. Alguns vendedores optam em seguir a negociação baseada no preço, mas não é a recomendada. Experimente trabalhar com foco nos benefícios que o produto levará ao cliente (exclusividade, margem de lucro elevada, aumento no ticket médio de compra do cliente final, etc.). Concluir a negociação pergutando se ele ficou com alguma dúvida é um bom complemento da estratégia, pois a partir do momento em que ele pronuncia o “sim’, seu subconsciente grava a mensagem de que esse é sim o produto que ele deseja comprar. - Gestão do Tempo
Ter um cronograma ou uma rota é fundamental para desenvolver uma estratégia ótimizada de vendas. Leia outro artigo que vai lhe ajudar no planejamento de rotas de atendimento, clique aqui. - Pós Venda e Follow Up
Dentro desse quesito é sempre importante cumprir com o que acordou com o cliente. O sucesso de uma pós-venda de excelência é o nível de atenção que você dá ao cliente e que possivelmente lhe gerará novas vendas. Tenha sempre todos os dados de seu cliente atualizados, que vão permitir a você manter o cliente no radar e facilitar o contato com o cliente.
Aplicando todas essas técnicas você pode esperar que grandes resultados sejam percebidos, o detalhe é saber como chegar ao cliente de maneira sútil para que ele esteja convencido de que o seu produto é o melhor bem como a
atenção que ele recebe é diferenciada.
Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas, destinadas a empresas que atuam através de representantes e/ou pronta entrega.