Como anda a distribuição de produtos na sua empresa? Pesquisas mostram que o fato de o produto estar disponível para o consumo aumenta as vendas em média 30%, isso sem a empresa realizar qualquer tipo de propaganda ou desconto no preço. Por isso, o fornecimento contínuo é um ponto de atenção.
Na escolha do transporte é preciso extrair o máximo de eficiência nesses processos. É importante estar atento as oportunidades e também as dificuldades que cada meio de trasporte pode trazer. Assim você entenderá o que pode ser melhor para o seu negócio.
Estabelecer meios para que o produto chegue até o comprador dentro de um prazo razoável é algo que está diretamente ligado ao aumento das vendas. Nesse contexto, as empresas precisam se adaptar ao cenário do mercado em que atuam. A distribuição de produtos oferece muitos desafios, veja como torná-los estratégicos para o seu negócio.
Tecnologia e inovação na distribuição de produtos
Para facilitar e tornar a logística de distribuição e vendas eficiente, os softwares de gestão e sistemas para força de vendas tornam-se um investimento necessário.
É interessante buscar soluções que operem integradas, e trabalhem com informações atualizadas em tempo real, já que um dos principais problemas na distribuição é falta de informações precisas no ato da venda. Aqui vão algumas dicas para o momento da escolha do software ideal para sua empresa:
- Teste o produto: Busque soluções de fácil implantação e com uma interface que facilite o uso. Fique atento aos pequenos detalhes da solução
- Na hora de acertar as contas: Calcule os investimentos e retornos que terá a longo prazo
Conhecimento dos colaboradores
Quanto mais conhecimentos seus colaboradores adquirirem junto a empresa melhor. Independente da função é importante que estes saibam como funciona a logística de distribuição da empresa.
Os profissionais mais envolvidos na área de distribuição de produtos devem preferencialmente ter conhecimentos em economia, infraestrutura, transporte, armazenagem e distribuição. Dessa forma, ao identificar as dificuldades de distribuição esse colaborador estará mais preparado para sugerir novas saídas.
Sustentabilidade na distribuição
A sustentabilidade deixa de ser tendência e torna-se hoje uma exigência por parte dos consumidores. É algo que se bem planejado pela empresa, pode reduzir alguns custos e ainda fortalecer a imagem da marca. Na distribuição muitos problemas ainda levam ao descarte de produtos.
É preciso fazer cálculos e previsões de distribuição com a maior assertividade. Mais uma vez os softwares são uma boa saída para isso.
Veja como nós podemos ajudar seu negócio a prosperar. Baixe agora mesmo nossa versão GRATUITA do sistema para pedidos e inicie imediatamente o processo de crescimento e organização de seu negócio.
Para baixar sua versão GRATUITA do VendasExternas, acesse www.vendasexternas.com.br/gratuito
Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega.