Vamos iniciar o artigo de hoje com uma conversa de consumidor para consumidor. Quando você chega no supermercado preferido de sua região, é provável que já saiba a localização exata dos alimentos enlatados, grãos ou até mesmo as bebidas.
Pois bem, o que provavelmente ainda não saiba é que o profissional de marketing e trade marketing estuda a melhor maneira de apresentar os produtos a você, o shopper (consumidor).
A ferramenta que ajuda a planejar a localização, a quantidade, as marcas, altura do empilhamento e o posicionamento dos produtos na gôndola do pdv é chamado de planograma ou plano de gôndola. Seu objetivo central visa facilitar o acesso, segurança e praticidade para o consumidor chegar ao produto e por isso, o resultado gera o aumento das vendas e apoia a diminuição da ruptura de produtos (falta de estoque).
O uso do planograma é obrigatório para qualquer estabelecimento que queira ter sucesso em suas vendas, pois ele encurta a distância entre o shopper e o seu produto no ponto de venda. Segundo pesquisa da Connect Shopper, empresa especializada em conectar clientes e produtos no PDV, o uso adequado da ferramenta incrementa em até 40% o volume de vendas de sua empresa. Isso parece interessante para você? [Sic].
Como planejar e executar um bom planograma?
É possível usar a experiência para criar o seu planograma ou você pode se utilizar de softwares especializados para tal, que vão economizar tempo, reduzir custos e aumentar o seu faturamento.
As prateleiras precisam estar ordenadas com critérios que façam sentido para o shopper. Ele precisa se sentir confortável no ambiente e se você deseja máximo resultado, os produtos devem estar à altura dos olhos.
Sua indústria, distribuidora ou atacado utiliza o planograma para tornar mais efetivo o trabalho de seus promotores de trade marketing? Deixe seus comentários.
Mas como o VendasExternas ajuda sua empresa?
Em nossa solução para gestão de promotores de trade marketing, seus gestores já contam com possibilidades para:
- Planejamento de rotas e metas de atendimento;
- Localização dos promotores de venda em tempo real;
- Criação de questionários dinâmicos para monitorar:
- Pontos negociados e avaliação do PDV;
- Contagem de estoque;
- Pesquisa de preços;
- Ações da concorrência;
- Reposição e organização de gôndolas;
- Dashboard online para acompanhamento das informações coletas em campo.
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