No mercado de distribuição atual muitas empresas não dão a importância necessária ao carregamento e entrega das mercadorias a ponto de acreditar que se a mercadoria está a caminho do cliente o ciclo de vida do pedido também está finalizado. Bom, sabemos que não é bem assim.
Depois que a mercadoria deixa a empresa, é de grande importância que exista um controle para cada etapa do processo de entrega. Dependendo da metodologia utilizada, as situações que necessitam atenção são:
Devoluções de mercadoria
no caso de devolução de produtos, é frequente o recebimento dessas mercadorias por parte dos motoristas no momento da entrega de outros itens.
Acerto de extravios
Durante a entrega, comumente ocorrem alguns danos e, nesses casos, há a necessidade da tomada de algumas medidas. Como por exemplo: acertar a mercadoria danificada, dar entrada como devolução, baixar como avaria e gerar um novo pedido. Todo esse processo normalmente se realiza pelo motorista do veículo
Acerto dos valores recebidos:
Na maioria dos casos o motorista/vendedor já recebe o valor correspondente aos pedidos entregues. Esse processo fica muito mais prático quando há a impressão do boleto e nota fiscal na presença do cliente, sendo entregues no momento do atendimento. Quando os valores recebidos são em dinheiro e/ou cheque, o acerto com o vendedor pode ser feito baseado num relatório de recebimentos da rota, por exemplo.
Todos os processos listados acima exigem atenção e controle constante. Estes podem ser mais facilmente monitorados com o auxilio de um sistema para força de vendas. Sendo assim, informatiza os procedimentos, cria agilidade ao atendimento dos clientes e garante a segurança necessária para sua empresa.
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