A tarefa de reduzir a inadimplência é uma meta percorrida diariamente por todo empresário, seja ele do ramo de distribuição / atacadista ou não.
Isso porque, ter clientes com pagamentos em atraso, impacta diretamente no fluxo de caixa da empresa e pode inclusive inviabilizar a continuidade da operação. Sem contar que, recuperar esses valores pode exigir custos extras, não programados para as margens praticadas.
Mas afinal, como eu posso ao menos reduzir a inadimplência em meu negócio?
Lamento dar-lhe essa informação, mas infelizmente não existe uma fórmula pronta. Por outro lado, se você colocar em prática algumas estratégias, podemos com facilidade reduzir bastante o impacto que o não pagamento dos títulos têm sobre seu negócio.
Como reduzir a inadimplência em sua distribuidora
A liberação de crédito para clientes é uma estratégia comumente utilizada como uma estratégia para reforçar vendas. A estratégia é óbvia, quanto mais clientes com crédito disponível, a probabilidade de vendas aumenta.
Por outro lado, essa estratégia deve ser feita baseada em planejamento e não pelo simples fato de agradar um cliente. Por esses motivos, vamos listar algumas ações importantes para que sua empresa reduza a inadimplência e assim evite prejuízos.
Conheça seu cliente
Permitir que o vendedor tenha em mãos, dados como produtos mais comprados, limite de crédito, políticas comerciais que permitam a ele realizar uma negociação especial, fará com que sua empresa construa um bom relacionamento com seu cliente.
Além de facilitar a venda, ter um bom relacionamento com o cliente ajuda a reduzir a inadimplência e com certeza deixará o processo de cobrança muito mais tranquilo.
Entregue documentos de cobrança em mãos
No mercado de atacado e distribuição, um dos principais fatores de inadimplência é o não recebimento da fatura para pagamento. Esse é um problema fácil de resolver, pois a solução está sob seu domínio.
Nas vendas do tipo pronta-entrega (aquelas em que o vendedor faz a venda, fatura e entrega a mercadoria no mesmo atendimento), é comum o uso de impressoras portáteis que permitem a impressão do boleto bancário no ato.
Outro aspecto que ajuda a reduzir as inadimplências, é trabalhar com pagamentos à vista. Se o cliente consegue fazer o pagamento em dinheiro, ótimo. Porém, existem sistemas como o VendasExternas, que permitem que o cliente faça o pagamento com cartão de crédito e débito integrado ao sistema.
Formalize a transação
A forma mais comum de formalização e que permite uma eventual cobrança judicial é através da emissão da nota fiscal eletrônica. Outras formas de oficializar um acordo é através de contrato e/ou geração de uma nota promissória.
Nas soluções para força de vendas do VendasExternas, o vendedor pode coletar a assinatura digital do cliente no próprio tablet.
O que é necessário na verdade, é ter em mente que a transação comercial deve ser formalizada, isso pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso do negócio.
Utilize um sistema para gestão do contas a receber
O tempo em que os controles de um negócio ficavam em planilhas ou anotações em papel já passou, utilizar a tecnologia ao seu favor ajuda também a diminuir a inadimplência.
Além de agregar recursos para manutenção cadastral de clientes, é possível ter registros relacionados ao ser perfil de compras, limite de crédito, políticas de preços próprias de cada cliente.
O controle de contas a receber é outro recurso oferecido pelos sistemas de gestão. Ter a integração com o contas a receber, permite que o próprio vendedor possa realizar cobranças de títulos vencidos ou a vencer.
Conclusão
Todas as dicas para redução da inadimplência que citamos no artigo estão de certa forma disponíveis a sua empresa, basta colocá-las em prática.
Salvo aquelas situações que são alheias ao negócio, mantenha foco no bom atendimento e construa um relacionamento baseado na parceria com seus clientes.