O transporte de cargas e a gestão de entregas adequada não são nada fáceis.
Desde o armazém até o destino final, o transportador enfrenta muitos desafios, como as más condições das estradas, a possibilidade de roubo da mercadoria, o elevado custo do combustível e a manutenção da frota, tornando o serviço bem caro.
Uma empresa responsável não pode ignorar as mercadorias que transporta nem por um segundo. Portanto, é importante entender como fazer a gestão de entregas.
O que é gestão de entregas?
Na cadeia logística, o que melhor define o objetivo da gestão de entrega é o monitoramento da carga em tempo real, desde que o veículo sai da base até que a efetiva entrega aconteça no endereço do cliente.
A gestão de entrega envolve diversos processos, como monitorar em tempo real os veículos de carga e estudar soluções para reduzir os custos e aumentar a produtividade a partir de rotas melhor estabelecidas.
A tecnologia é aliada número um na tarefa de gestão de entregas, pois hoje já existem diversos sistemas disponíveis que permitem acompanhar de perto cada etapa do processo.
Empresas que não adotam esses sistemas estão mais suscetíveis a ter que administrar imprevistos, problemas com os produtos e a ter mais dificuldade para contornar situações do dia a dia do entregador.
Uma boa gestão de entregas é boa para todo mundo: para o fornecedor, para os clientes e também para os agentes envolvidos no processo, tais como os motoristas. Os bons sistemas de gestão de entregas possuem aplicativos que funcionam em smartphones e tablets, permitindo a comunicação constante entre condutor, gestor e cliente. Se houver algum imprevisto no caminho, como um assalto ou uma mudança inesperada de rota, o motorista consegue avisar a chefia imediatamente e assim, juntos, podem tomar as melhores decisões.
Quais os motivos para se implantar um sistema para gestão de entrega?
Precisão no trato das informações
Um dos principais objetivos da gestão de entregas é reunir e atualizar informações em tempo real. O desafio para isso é enorme, pois gestores e clientes precisam sempre ter a garantia de que estejam consumindo dados atualizados e confiáveis para orientar-lhes a tomar as decisões mais acertadas.
Manter uma estrutura com a gestão de entrega sendo monitorada em tempo real garante informações não apenas sobre a localização da carga, mas também sobre o número de paradas que o caminhão faz, a quantidade de horas que o motorista está no volante, quanto combustível está sendo gasto, se a rota combinada está sendo seguida, dentre muitas outras informações.
Redução significativa de custos
O fato de inicialmente planejar de maneira inteligente suas entregas e depois acompanhar o andamento de todo o processo em tempo real, permite identificar com mais facilidade possíveis desperdícios de recursos, como combustível e até mesmo tempo.
Levando esse processo para um período de 12 ou mais meses, a economia gerada por um processo de gestão de entregas inteligente é enorme. Sem contar que essa melhor organização eleva a satisfação de seu cliente.
Aumento da segurança
Conhecer a localização real de seus veículos e manter uma comunicação instantaneamente com o motorista é muito importante caso ocorra algum imprevisto na estrada que coloque o condutor ou a carga em risco. Se a localização exata do veículo é conhecida, também é possível saber imediatamente se houve algum desvio de rota, o que pode ser um indício de que o caminhão foi roubado.
Uma gestão de entregas bem feita é importante porque permite identificar todos aqueles problemas que diminuem a produtividade. E também possibilita verificar o desempenho tanto da frota quanto dos colaboradores. Com base nessas informações, é possível traçar estratégias capazes de elevar a produtividade, ou seja, alcançar mais gastando menos.
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Sucesso e boas entregas!