Trabalhar com vendas externas requer planejamento e organização. Confira 5 erros que podem estar prejudicando a performance da sua força de vendas:
Não planejar as visitas
O planejamento de visitas é uma das etapas essenciais para o sucesso de qualquer operação de vendas externas já que ela evita surpresas e confusões no momento do atendimento.
Quando falamos em planejamento de visitas, não estamos apenas falando da tradicional visita do vendedor ao cliente. Aqui é possível abranger outras estratégias, por exemplo: visitas com foco em abertura de mercado, entrega de mercadoria, cobrança ou ainda combinar algumas dessas operações.
Esse importante processo permite que o gestor planeje a ordenação dos clientes a serem visitados, emita os documentos fiscais necessários e carregue os veículos conforme a demanda.
Processos 100% manuais
Nós não estamos na era da tecnologia por acaso. Processos manuais costumam causar muitos erros que custam tempo e dinheiro. A automação está aí para isso: facilitar a rotina de trabalho, poupar tempo, aumentar a produtividade e diminuir drasticamente erros humanos, oferecendo informações precisas e confiáveis. Por isso, não hesite em contar com boas ferramentas tecnológicas para ajudar no crescimento do seu negócio.
Falta de comunicação entre as equipes internas e externas
Esse é um dos maiores desafios das empresas que trabalham com vendas externas, principalmente em cidades do interior, onde a conexão à internet não funciona em algumas áreas. No caso das empresas que fazem pré-vendas esse problema é ainda mais grave, já que os pedidos não são passados para a equipe interna em tempo real, o que pode ocasionar em vendas de produtos sem estoques e ainda atrasa os processos, atrapalhando a performance de toda a empresa.
Vendedores despreparados
Em vendas externas, o papel do vendedor não pode ser apenas o de tirar pedidos. Ele é o principal cartão de visitas da sua empresa naquele momento (falamos sobre o tema neste artigo), por isso, é preciso criar uma relação de confiança com o cliente para compreender suas necessidades e oferecer as melhores soluções para o negócio dele. Empresas que mantém seu foco na transação/venda e não no cliente/relacionamento possuem grandes chances de fracassar.
Não ter atenção com o ponto de venda
Parece óbvio, mas fornecedor que não está atento ao seu cliente, está sujeito a ser substituído por outro fornecedor sem mesmo saber.
Estar próximo do ponto de venda significa entender as dores do PDV, ajudá-lo a melhorar exposição dos produtos e auxiliá-lo a evitar a ruptura do estoque (maior dor de cabeça do empresário).
O conjunto de estratégias e abordagens acima está dentro de um importante setor da indústria, chamado de trade marketing. Aqui no blog, temos vários conteúdos que abordam o tema (clique aqui para ver alguns).
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Até a próxima.
O VendasExternas
É um sistema desenvolvido para simplificar a rotina de trabalho de indústrias, distribuidoras e atacadistas que fazem vendas em campo. Planejamento de rotas, criação de agendas de visitas, emissão de notas fiscais e boletos, controle de estoque da empresa e dos veículos, política de comissionamento, saldo flex, relatórios e gráficos são apenas alguns dos recursos oferecidos.
Quer conhecer todo o potencial do VendasExternas e como nós podemos lhe ajudar? Acesse a página para solicitar um contato: www.vendasexternas.com.br/contato