Todo gerente de vendas ou coordenador sabe que o processo de distribuição é o método que ele deve usar para disponibilizar os produtos para seus clientes da maneira mais natural e eficaz possível.
Basicamente todas as empresas têm e devem ter um processo de distribuição bem planejado, executado e supervisionado, porque é o meio mais real de entrar em contato com o público.
A pergunta que você deve fazer a si mesmo, não importa o quão bem o seu processo de distribuição funcione é: ele pode melhorar?
Dito isso, hoje queremos dar a você 4 dicas que ajudarão você a otimizar este processo para economizar muito tempo e dinheiro em suas tarefas.
1. Tenha seu próprio canal em seu processo de distribuição
Obviamente, atender a esse conselho não é tão fácil. Requer ter os recursos necessários para obter transporte, armazenamento e outras possibilidades que não são tão fáceis de alcançar.
Quando o seu processo de distribuição é tratado por terceiros, você não está realmente no controle total de suas operações e isso é um problema.
Um fator de peso é distribuir seus produtos por atacado e online. Essa é uma metodologia que oferece a possibilidade de cobrir muitos lugares em seu processo de distribuição e alcançar mais clientes a cada vez.
Os processos de distribuição de vendas no atacado e online ajudam as empresas a gerar seu próprio canal, caso não tenham um.
2. Estratégias de distribuição intensiva
Muitas empresas estão satisfeitas com a posse de um número limitado de intermediários, pensando que isso lhes dará estabilidade em suas vendas e, portanto, um terreno firme para pisar.
A má notícia é que isso não é verdade, a boa notícia é que é muito possível ampliar sua base de clientes.
A primeira coisa é avaliar se você tem recursos para aumentar a capacidade de produção, um processo de automação de vendas e o capital humano necessário para realizar uma estratégia desse tipo, já que precisará cobrir mais negócios em áreas cada vez mais distantes.
Crescer o seu negócio tem seus riscos, mas se você fizer bem e cuidar dos detalhes que falamos o sucesso será quase garantido, no que diz respeito ao processo de distribuição.
3. Saiba o que acontece e quando acontece
O tempo é o fator mais importante na vida de um empreendedor. Ser capaz de lidar com inconvenientes rapidamente deve ser a prioridade em uma empresa em todos as situações.
Um exemplo disso é a implementação de uma estratégia de pronta entrega, onde mercadoria, notas fiscais eletrônicas e boletos são entregues no ato.
Essa ideia evita que o vendedor e a empresa tenham que visitar o cliente após uma venda para entregar a fatura, por exemplo.
Neste ponto, a tecnologia é fundamental e permite-nos estar cientes em todos os momentos das operações e movimentos corporais vendas, medir a produtividade e o alcance para aumentar ou repensar estratégias de marketing que dão melhores benefícios para a empresa.
4. Acompanhe o desempenho com cuidado
Realizar uma revisão periódica das operações associadas à distribuição, comparando-as com meses e anos anteriores, ampliará a perspectiva da realidade financeira e operacional da empresa.
Ter um sistema que possa coletar e exibir esses dados quando desejado é um requisito fundamental se você quiser aumentar e otimizar as operações.
Neste ponto, podemos ver se há tarefas duplicadas e quantos recursos custam à empresa.
Outra vantagem é que você saberá como melhorar o desempenho da força de vendas. E você pode estabelecer incentivos quando necessário.
Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Apresentamos o guia definitivo para vendas pronta entrega.
Um processo de distribuição pode sempre ser melhorado, não importa se o que você tem trabalhado para você, a única coisa que você precisa é ter uma mente aberta e a vontade de assumir algumas mudanças.
Espero que isso ajude você a melhorar seu negócio!
Se essas dicas lhe parecerem interessantes ou você achar que não adicionamos nenhum detalhe, não hesite em compartilhar suas opiniões e comentários abaixo.