10 dicas para organizar a agenda de equipe de vendas | Parte 1

Apesar da crise econômica afetar todos os nichos no mercado, os empresários que encaram esta adversidade como uma boa oportunidade em progredir com seu negócio, são aqueles que buscam novas formas de otimizar os processos operacionais tanto como informatizar a sua equipe de vendas.

Com isso em mente, os gestores que desejam cessar os rastros da crise deste ano, deverão organizar a agenda de seus vendedores de forma que a performance da equipe de vendas fique equivalente aos investimentos dispensados para este setor.

Iremos apresentar em dois artigos, 10 dicas que irão ajudar você a organizar sua equipe de vendas ainda em 2015:

1.Reconhecer é crescer

Chefes não poderão considerar-se líderes, mas sim os líderes tratados como chefes. Os empresários que infelizmente afetaram-se pela crise econômica, mas que ainda almejam visualizar resultados positivos nos próximos anos, deverão decidir qual será o comportamento adotado diante a sua equipe. Reconhecer as tarefas concluídas antes do prazo, bonificar os vendedores que ultrapassaram as metas estabelecidas ou até mesmo elogiá-los individualmente por pequenas conquistas, são formas de agir com liderança e instigar o sentimento de competitividade da sua equipe de vendas. Consequentemente, isto será uma motivação a mais para que as tarefas e compromissos estejam sempre alinhados.

2.Comunicação ativa

O bom relacionamento com o cliente é algo indiscutível. Contudo, muitos empresários pecam em manter apenas um relacionamento amistoso com os clientes e acabam, de certa forma, maltratando seus colaboradores devido a essa exigência. A comunicação interna é tão importante quanto a comunicação direta com os clientes.A harmonia entre seus vendedores deverá ser visível para todos, sendo assim, será mais fácil alongar este bom relacionamento para com os clientes. Portanto, isto poderá ser considerado uma consequência de uma equipe organizada do que uma causa propriamente dita do produto ou serviço fornecido.

3.Feedback positivos

O gestor deve mensurar constantemente os resultados das tarefas e metas dos vendedores para manter uma boa gestão da empresa. Feedbacks negativos, como metas não alcançadas ou atrasos nas tarefas, devem ser comunicados com amabilidade, já que cada pessoa reage de forma diferente às críticas, que podem ser vistas como ofensivas. Por outro lado, é essencial priorizar feedbacks positivos, pois repreensões inadequadas ou em público podem prejudicar o desempenho do colaborador e, muitas vezes, levar a demissões.

4.Segmentar para lucrar

A divisão dos vendedores em equipes de venda, de acordo com região de incidência do produto/serviço, especialidades dos colaboradores e ou horários de atendimento é o primeiro passo para organizar sua equipe de vendas. Definir metas diferentes para os times e estabelecer uma rotina de trabalho para cada uma deles poderá trazer ao gestor lucros maiores do que contratar mais vendedores, por exemplo. O excesso de tarefas ou metas absurdas será um “tiro no pé” da efetividade da sua equipe.

5.Auditoria efetiva

Para manter o foco nos objetivos pré-definidos pelo gestor de uma equipe de vendas, é necessário manter claro as principais necessidades dos clientes e com isso se torna indispensável a execução de levantamentos constantes com possíveis melhorias no atendimento, organização geral das tarefas e compromissos, entre outros. E para isso, o líder poderá criar bate-papos rápidos para esclarecer pequenas dúvidas ou divergências entre equipe, reuniões semanais para decidir quais caminhos seguir diante a sugestões de clientes e isso irá auxiliar a manter o desempenho linear da sua equipe.

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