Os principais motivos que devem levar a sua empresa a adotar o planejamento de rotas são: agilizar o processo de venda, melhorar o serviço de entrega e consequentemente reduzir os custos da operação. Com uma rota eficiente, tudo isso é possível.
Os sistemas de planejamento de rotas existem justamente para auxiliar o gerente de vendas ou administrador a projetar e monitorar as datas de visita e planejar as rotas com base em mapas de localização dos clientes, o que otimiza o trajeto de atendimento / entrega.
Para você melhorar ainda mais suas rotas de atendimento (e consequentemente suas vendas), preparamos algumas dicas de como elaborar seu planejamento de rota de maneira mais eficaz. Vamos lá?
5 Dicas simples e eficientes para o planejamento de rotas
1.Conheça a preferência dos seus clientes
Converse com seus clientes sobre em que data preferem ser atendidos, horários e etc. Dessa forma o vendedor chegará na maioria das vezes em um momento mais oportuno para a venda.
2.Horários de pico
Se possível, tente colocar os clientes que se encontram em locais de congestionamento em horários mais tranquilos, e vice e versa.
3.Plano B
Caso seu cliente não estiver disponível ou não puder lhe atender, tenha sempre um plano B, para aproveitar a viagem.
4.Tempo é dinheiro
Economize tempo executando as rotas por bairros, por exemplo.
5.Notifique o cliente antecipadamente
Para não correr o risco de ir até o cliente e ele não puder lhe atender, avise com antecedência quando possível.
Conclusão
Com dicas simples como essas e um sistema para auxiliar no planejamento de rota fica fácil economizar o tempo na estrada e aumentar a produtividade de seus vendedores.