Para se destacar entre os concorrentes sua empresa deve buscar inovações, mas nem sempre com custos elevados.
Se você percebe que suas vendas não crescem como deveriam, saiba que existem alternativas e estratégias que estão sendo muito utilizadas como solução para continuar crescendo.
Afinal, o que é o Flex ou Conta Corrente do Vendedor?
O Flex é um crédito dado ao vendedor, que ele tem liberdade para usar, até determinado limite, como desconto extra para clientes-chave ou na abertura de mercado, por exemplo. Ele está separado dos descontos, promoções e bonificações habituais.
São duas as formas de determinar o saldo do flex do vendedor, sendo:
- Através de um saldo fixo definido pelo gestor, cujo valor pode ser utilizado pelo vendedor segundo os critérios estabelecidos pela empresa;
- Ou através do saldo de desconto não aplicado numa venda anterior. Vamos explicar com esse exemplo: Supondo que o vendedor pudesse aplicar 10% de desconto numa venda de R$1.000,00, ao aplicar apenas 3% de desconto, o saldo (7% / R$70,00) entra para sua conta corrente e pode ser utilizado numa próxima venda.
Em ambas as alternativas, o vendedor deixa de ser um simples “tirador de pedidos” e passa para uma venda mais estratégica. O poder de negociação ganha força.
Os resultados são rápidos. Afinal, qual cliente não quer desconto? E qual vendedor não quer estimular a compra de um bom cliente podendo dar um desconto maior?
Dica: Reforce a estratégia de uso do Flex através de um trabalho que remunere o vendedor com parte do saldo remanescente do mês, isso fará com que ele distribua os descontos de maneira mais inteligente e sua margem de lucro automaticamente aumenta.
Quais vantagens você tem ao implementar um sistema que flexiona seus descontos?
1. Poder de Barganha
O hábito da negociação aumenta a capacidade de persuasão e apura a percepção do vendedor. Se ele tem algo a mais a oferecer para o cliente será um fator importante no estabelecimento das negociações
2. As vendas aumentam
Exatamente, descontos com critérios abertos permitem que a empresa estimule a venda de produtos estratégicos. Além disso, é possível ainda adotar políticas de conversão dos resultados e saldos do Flex para a remuneração do vendedor.
3. Fidelização e relacionamento
A relação do vendedor com seus principais clientes ficará mais sólida, o que possibilita maior fidelização.
4. Como nós podemos ajudar
As empresas que utilizam a solução para automação de força de vendas do VendasExternas já podem se utilizar deste importante recurso para potencializar suas vendas.
Após definidas as regras de utilização através do ambiente de configuração (Painel de Controle), o vendedor faz uso do aplicativo móvel de vendas para atribuir os descontos e acompanhar crédito do Flex.
Entre em contato por um de nossos canais e conheça muito mais sobre essa e outras funcionalidades.