Vender mais em menos tempo é o sonho de qualquer empresário. Mas como somos todos seres humanos e estamos susceptíveis a desviar o foco de nossas atividades em uma simples ligação, o vendedor que pretende se destacar em seu meio deve seguir estas dicas sem interrupções.
Listamos 3 dicas para o vendedor se tornar um profissional exemplar em sua empresa, superando qualquer crise que esteja afetando o mercado atual. Aqui vão:
1. Cliente é a alma do negócio
Diferente de como a maior parte das pessoas imaginam, a propaganda não é a alma do negócio e, sim o cliente. Adianta lançar promoções, investir em anúncios televisivos e contratar pessoas para entregarem folhetos na rua? Não. A maioria das promoções são esquecidas, os anúncios são ignorados e folhetos são jogados no lixo. Por este motivo, o vendedor deve priorizar não apenas a oferta e sim a demanda, as pessoas prestam atenção naquilo que as interessa. Seja prestativo e dê o máximo de atenção possível as dúvidas de seus clientes em potencial, elas serão as respostas para todas as futuras perguntas de outros clientes.
2. Menos é mais
Todos sabem que apesar de nós termos a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, devemos ser prudentes e entender que ao criar uma rotina diária e dedicar um tempo específico para cada tarefa, a chance dela ser cumprida em seus devidos requisitos é maior do que entregar antes da data e ainda mal feito. Além de que, há possibilidade dela ter que ser refeita é grande, com isso, o tempo poupado não suprirá as horas de trabalho para corrigi-lá.
Crie lembretes, faça anotações e tente centralizar tudo isso em um único lugar, uma agenda por exemplo. A chance de esquecimento de algum compromisso ou ligação será menor, pense como Einstein “Está tudo escrito nos livros, por que vou me dar ao trabalho de memorizar se posso consultá-los?” e seja um vendedor proativo, saindo na frente da concorrência.
3. Vender, vender, vender
Seguir as dicas, se organizar e priorizar o atendimento ao cliente se torna algo nulo quando o vendedor esquece que fechar o negócio é o que irá trazer lucro para sua empresa. Tome a iniciativa e se uma pessoa entrar em sua loja, atenda como se fosse sua última chance de fechar um negócio. Veja cada cliente como uma oportunidade e venda. Um profissional de sucesso não se faz da noite para o dia e é preciso praticar ao longo do tempo e aprender com cada erro. Realce suas qualidades e supra a falta de alguma delas com outras, os clientes compram além de seu produto o seu atendimento e assim deixam possível uma futura venda.
Para finalizar, siga o “Princípio de Pareto” de Joseph M. que em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto nomeou sua teoria assim. Segundo ele, as consequências surgem de apenas 20% das causas, ou seja, de tudo o que você faz, apenas 20% é realmente importante e responsável por 80% dos seus resultados. Isto salienta a importância de se organizar e dedicar-se ao máximo para cumprir com destreza os 20% de suas atividades, poupando muito mais seu precioso tempo, que pode ser usado para criar e cumprir mais outros 20%.
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