Todo negócio com objetivo de comercializar algum produto ou serviço deve focar em estratégias de marketing baseada nos 4 P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção). A praça ou então canal de distribuição, precisa de uma área específica do Marketing atuando nele para que os resultados sejam significativos, é a partir dai surge a necessidade do Trade Marketing.
O que é o trade marketing?
O Trade Marketing é a área que visualiza a necessidade das marcas, PDV’s e dos compradores. Pode-se interpretar também como o canal que estreita o relacionamento entre todos os envolvidos na cadeia de vendas. As estratégias do Trade Marketing devem interagir entre as funções de vender e promover o produto, é preciso para isso, então conhecer o cliente e suas opções o que se torna possível através do Trade Marketing.
Benefícios
Atuar de maneira direcionada poupa gastos desnecessários e o retorno é mais rápido. Aumenta a rentabilidade, promove a troca de informações estratégicas entre os canais, aumenta a relação de confiança entre o canal de vendas, de distribuição e a indústria, fortalece uma parceria e uma relação de longo prazo e agrega valor à marca.
Sem essa ferramenta você pode ter o preço mais acessível do mercado, pode ter o produto com as melhores características e de melhor qualidade, entretanto pode ser dificuldades para obter resultados consistentes. Além disso, se distribuí-lo em locais onde consumidores não se interessam, tudo será em vão. E se você distribui onde seus clientes estão, mas eles não enxergam seu produto, ele passará como invisível e todos os esforços anteriores serão perdidos.
Como implementar o Trade Marketing na sua empresa
O departamento de Trade Marketing deve trabalhar em conjunto com gestores e equipes de marketing para planejar ações estratégicas. Isso inclui:
- Análise do consumidor: Entenda quem é o público-alvo e onde ele compra.
- Definição de estratégias para PDVs: Planeje campanhas promocionais, expositores e materiais que chamem a atenção nos pontos de venda.
- Escolha dos canais de distribuição: Identifique os melhores meios para garantir a presença do produto no mercado.
Nos comentários, conte-nos sobre suas experiências com o Trade Marketing ou se ainda não utiliza em sua empresa, conte conosco para trocar informações a respeito.