O que é merchandising?
O merchandising é um conjunto de técnicas de marketing usadas para aumentar a rentabilidade de um ou vários pontos comerciais em uma área.
As atividades que são realizadas como parte dessa estratégia, propõem estimular e aumentar a venda de produtos, apresentando de maneira muito mais atraente as estratégias comerciais para os clientes.
Há muitas maneiras de implementar essa técnica e sua intenção é modificar o comportamento dos compradores, chamando a atenção deles da maneira mais criativa e eficaz possível.
Como nasceu o merchandising?
Sua história remonta ao início do comércio internacional, mas seu “boom” começou com o livre comércio e o nascimento dos supermercados.
No entanto, ele é usado no comércio tradicional, quando as lojas de departamento usam e mudam as formas tradicionais de venda para gerar marketing de massa ou vendas no atacado.
Para aumentar o vínculo do cliente com o produto, o merchandising busca eliminar os balcões e o consumidor tem contato direto para incentivar a intenção de compra.
As empresas, usando argumentos, procuram influenciar e posicionar constantemente a marca nas mentes dos consumidores. Mesmo antes de ter a mercadoria disponível, como uma pré-venda.
Como funciona?
Segundo especialistas, 78% dos produtos que compramos são influenciados pelos itens que vemos em um supermercado.
Além disso, 50% das coisas que levamos para nossas casas são produtos de compras por impulso.
É por isso que nesses estabelecimentos não encontramos vitrais nem nada que nos separe de manter em nossas próprias mãos uma mercadoria.
O merchandising está associado ao produto em si, embora também esteja presente no ponto de venda.
Benefícios do merchandising
- Maior vendas: promovendo a circulação de mercadorias;
- Maior vida em áreas frias: dando exposição a produtos estrategicamente;
- Redução do tempo de decisão, permitindo que o consumidor tenha contato direto com os produtos;
- Rotação de mercadorias, o que significa que há liquidez.
Poderíamos continuar a nomear os benefícios dessa técnica de marketing, mas basta dizer que, graças ao merchandising, os consumidores são mais efetivamente atraídos pelos artigos.
Sua proximidade permite que a mercadoria, que anteriormente era difícil de vender e promover, agora tenha uma saída efetiva.
Técnicas aplicadas ao merchandising
Merchandising nada mais é do que o resultado de várias técnicas aplicadas. Em seguida, nomearemos as técnicas que tornam tudo isso possível:
- Gerenciamento de espaço, aproveitando cada lugar para mostrar a mercadoria.
- Estudo de mercado, para determinar o impacto que determinado produto terá de acordo com a área geográfica.
- Gestão de sortimento, para manter a imagem da abundância, incentivando o consumidor a comprar.
- Ambiente do ponto comercial, para incentivar o consumidor a abordar e descobrir os benefícios do produto.
O merchandising não é uma ciência exata, requer muito estudo e testes para que seja realmente bem-sucedido.
Tente aproveitar os recursos disponíveis para transmitir uma mensagem eficaz ao consumidor. Causando a intenção de compra.
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