Pensando em implementar um software para força de vendas e não sabe como começar? Em alguns passos ajudaremos você a entender e a utilizar esta ferramenta, que além de ajudar seus vendedores externos / representantes, vai aumentar o desempenho de seu negócio. Vamos lá?
Escolha o sistema certo
Parece fácil escolher um bom sistema para força de vendas, porém, atualmente existem diversas opções de sistemas criados para atender a necessidades diferentes. Portanto, para iniciar sua pesquisa é preciso identificar a razão pela qual você decidiu buscar essa ferramenta. Para isso, separamos algumas perguntas básicas para auxilia-lo a encontrar de fato o que procura:
•Gostaria de otimizar a produtividade de sua equipe?
•Automatizar o trabalho para que seus representantes foquem mais nas vendas e menos em tarefas técnicas?
•Analises avançadas para identificar as áreas que precisam de ajustes?
•Você precisa de um software para uma tarefa específica ou prefere um que possua diversas funcionalidades?
Muitos softwares irão dizer que possuem todas estas funcionalidades, mas é importante que você verifique se eles realmente cumprem o que dizem oferecer. Para isso, opte por sistemas que ofereçam um período de teste gratuito, para identificar não somente sua abrangência, mas também a facilidade no uso.
Encontre seu tamanho
Nem sempre optar por um software muito usado por grandes empresas, apenas por seu reconhecimento, é uma boa decisão.
Sistemas que são desenvolvidos para atender necessidades de grandes corporações muitas vezes não serão aptos para suprir as necessidades de uma empresa de pequeno ou médio porte, e o mesmo se aplica para grandes empresas buscando softwares direcionados às pequenas.
É essencial encontrar um programa que se encaixe no seu tipo de negócio, e de acordo com seu porte.
Busque integração
Integração com seu sistema de gestão ERP, ferramentas de escritório e contabilidade é fundamental para fazer da sua mudança da maneira mais fácil possível.
Desistir de um bom sistema para força de vendas porque terá de mudar outros programas é frustrante, sendo assim, busque por aqueles que oferecem fácil integração e se adaptam ao funcionamento de sua empresa.
Hora de implementar
Escolhido o software que se encaixe de acordo com as suas necessidades, é hora de decidir a melhor maneira de implementá-lo a sua equipe.
É possível treinar todos os funcionários de uma vez para que comecem a utilizar a ferramenta simultaneamente, ou, escolher pessoas para aplicar testes e receber feedbacks.
No caso, prefira testar a adaptação de alguns funcionários e analise suas impressões antes de aplicá-lo a toda equipe.
Espere pelo melhor, mas prepare-se para o pior, como diz o ditado. Após começar a usar o software para representante de vendas, você notará a melhora no desempenho de seus funcionários e de suas vendas.
As vendas não esperam, portanto esteja seguro de que sua equipe esteja preparada para usar a nova ferramenta. Já instalou seu software para força de vendas? Compartilhe conosco suas experiências.