Engana-se quem acredita que o atendimento ao cliente acabe quando o pedido é registrado por parte do vendedor. A entrega do produto talvez seja o passo mais importante do processo, pois entregar no prazo, a mercadoria solicitada e sem riscos a mercadoria deve ser a rotina para quem trabalha no centro de distribuição de uma empresa.
Dessa forma, podemos afirmar que a logística é a palavra-chave para transformar a rotina em um ambiente seguro, satisfatório e produtivo. Neste artigo vamos mostrar como a combinação da tecnologia e de processos bem definidos geram vantagem competitiva sem precedentes para o atacado e distribuidor.
Uso de sistemas combinados a um bom planejamento
Obviamente, o atraso ou, ainda pior, a mercadoria não ser entregue está entre as principais reclamações e objeções do consumidor quando o assunto é a logística de transportes.
Dispor de um centro de distribuição integrado, harmônico e comunicativo é fundamental para que não ocorram empecilhos na produtividade e a produção possa se tornar uma verdadeira engrenagem de relógio: sempre em funcionamento e sempre alinhada com os movimentos anteriores e posteriores.
Tem-se tornado indispensável, para empresas de qualquer porte, a necessidade de um software capaz de fazer essa ligação para integração e comunicação agilizando assim os processos.
Rotas de atendimento
A roteirização da entrega já é uma realidade e atua em favor de uma logística mais produtiva, veja alguns dos pontos:
- Controle da conservação da frota;
- Diminuição de gastos com combustível;
- Otimização no tempo de realização de cada tarefa, bem como nas rotas e distâncias percorridas para cada entrega;
- Determinação da carga da frota;
- Simplificação do uso de mão de obra;
- Gerência do processo de carga e descarga.
Ou seja, na prática a tecnologia tem auxiliado estrategicamente apontando os rumos mais seguros e eficientes para seu empreendimento prosperar, poupando desgastes nas tentativas e consequentemente erros.
O processo de roteirização pode começar, não necessariamente no processo de entrega, mas dar início muito antes: já no processo de venda e atendimento ao cliente.
Qual a importância de manter o centro de distribuição bem organizado?
A separação de produtos por meio da paletização, que é ou deveria ser comumente usada no dia a dia de um centro de distribuição, faz com que o carregamento seja realizado de forma mais eficiente e organizada, de acordo com a roteirização já programada antes da entrega.
Organizar as mercadorias de forma lógica e mais eficiente agilizará o processo, alocando as últimas entregas acomodadas mais ao fundo, e as primeiras mercadorias a serem entregas já dispostas nas portas da sua frota. Isso é fundamental para que o transporte da sua distribuidora seja otimizado facilitando as entregas, reduzindo custos e poupando tempo.
O VendasExternas
É um sistema completo com recursos para:
- Criação de agendas de visitas;
- Planejamento de rotas de vendas, cobranças e entregas;
- Definição de metas, comissionamento e saldo flex;
- Emissão de notas fiscais – com ou sem internet;
- Geração de boletos bancários – com ou sem internet;
- Controle de estoque da empresa e dos veículos;
- Gestão de contas a pagar e receber;
- Gráficos e relatórios;