Como garantir a presença de produtos no PDV de forma estratégica

Como garantir a presença de produtos no PDV de forma estratégica

Tem algo mais frustrante do que não encontrar o seu produto ou marca em um ponto de venda? Esse é um dos principais motivos de perda de cliente dos PDVs mal sortidos. Quando um produto não é vendido no seu estabelecimento ou não se encontra em um local estratégico, abre-se precedentes para os seus clientes comprarem no concorrente.

Felizmente, esse é um problema simples de resolver.

Para isso, é necessário contar com uma gestão eficiente do controle de estoque e das gôndolas.

Dessa forma, é possível prevenir a falta de produtos, fornecendo uma melhor experiência para o shopper. E aí, quer saber como ter a presença de produtos no PDV de forma estratégica?

Continue a leitura do artigo e fique por dentro das principais dicas!

A presença de produtos no PDV

No PDV, a presença de produtos é um dos principais pilares de gestão e a maior característica desse modelo de comercialização.

A gestão bem feita de PDV garante a disponibilidade dos produtos nas prateleiras, previne a falta de itens em loja e evita que ocorram falhas na execução das operações de campo.

Infelizmente a ruptura é uma situação cotidiana nos PDVs e esse é um problema que afeta toda a cadeia, incluindo  consumidores, varejo, distribuidores e indústria.

Por isso, o estoque merece uma atenção especial, afinal,  todos os envolvidos na venda saem perdendo com os transtornos ocasionados pela falta de produtos.

Hoje, um dos principais desafios do trade marketing é atrair o consumidor para o seu ponto de venda e garantir que a pessoa tenha acesso ao produto na hora da compra.

O mercado atual é extremamente competitivo, então, em caso de deficiência de produtos no seu PDV, o cliente automaticamente se direciona para a concorrência que dispõe dos produtos.

A importância de ter produtos de forma estratégica no PDV

Mais do que ter o produto no PDV, é necessário que as marcas conquistem a preferência das pessoas e as vendas ocorram.

O atual consumidor deseja mais do que uma compra, o que está em jogo é uma experiência de excelência.

Nessa realidade,  se faz necessário se atentar-se para os desejos, necessidades e expectativas que devem ser supridas. 

E como isso pode ser feito?

Garantindo que os produtos sejam dispostos no PDV de forma estratégica!

Desse modo, as chances do produto sair da prateleira são muito maiores e a fidelização do cliente vem como consequência.

Para isso, é fundamental ter uma boa gestão da presença de produtos no PDV, sempre pensando em outras formas de utilizar o espaço disponibilizado para apresentar os produtos.

Dicas de como melhorar a presença de produtos no PDV

Vejamos 4 dicas infalíveis para garantir a presença de produtos no PDV de forma estratégica

Escolha o sortimento adequado

Exagerar no sortimento de produtos com uma ampla opção de produtos do mesmo tipo pode desencorajar o público a fazer uma escolha, isso acontece, pois há dificuldade em avaliar tanta variedade.

Por outro lado, oferecer poucas opções podem frustrar o cliente de forma que o mesmo  escolha outro estabelecimento que tenha mais possibilidades.

Desse modo, saber equilibrar o quão sortido é o seu portfólio de produtos no PDV gera um grande impacto positivo na na experiência do cliente.

Além disso, essa ação ajuda a minimizar a ruptura do estoque e otimizar as interações entre setores de compras, estoque e vendas.

Utilize técnicas de merchandising

É através do merchandising que o cliente é guiado até os produtos.

Por isso, é fundamental que você utilize técnicas para aumentar a visibilidade da marca.

Quando o merchandising é vinculado a um conjunto de outras ações de marketing, então o reconhecimento por parte do público se torna mais rápido e, consequentemente, é possível ter uma maior oportunidade de venda.

Tenha um planograma eficiente

O planograma se trata de um desenho ou projeção estética da forma que os produtos deverão ser expostos no PDV.

Através dela, é possível ter uma melhor visualização da forma como as mercadorias são exibidas, isto é, através de uma representação gráfica.

Tenha indicadores de desempenho

Um dos principais KPIs de presença é o share de gôndola, que considera a metragem dos espaços ocupados com a disposição dos produtos nas prateleiras. 

Assim, é possível decidir qual é a melhor disposição de produtos para que o seu PDV obtenha mais sucesso em seus objetivos.

E aí, você gostou dessas dicas? Pois saiba que o nosso blog está recheado de conteúdos voltados para a otimização de vendas!

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