Omnichannel é um termo que vem do latim e do inglês: omni significa todo e “channel” quer dizer canal. A estratégia baseia-se no uso interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre o online e o offline aprimorando, assim, a experiência do cliente.
Como funciona o Omnichannel
O omnichannel integra ambientes físicos, virtuais e compradores. Dessa maneira, podendo-se explorar todas as possibilidades de interação.
Tudo deve estar integrado, desde a identidade visual dos canais até a experiência do cliente em cada um deles. Não importa a maneira pela qual o cliente chegou até o canal da empresa. Ele precisa ser bem atendido em qualquer um deles.
Se a compra é feita online, pode ser retirada ou trocada presencialmente ou se o cliente está sendo atendido pelo vendedor, pode fazer o pedido e pedir para recebê-lo ali ou onde quiser.
Foco no cliente
A facilidade de acesso proporcionada tanto pela presença digital da marca quanto por sua interação através da força de vendas tem um impacto positivo para o cliente, que busca agilidade, eficiência e comodidade.
Diante de tanta concorrência, é necessário encontrar diferenciais para atrair o cliente. Existem diversas formas de integração. As formas que citamos acima, são apenas algumas diante do vasto mundo de possibilidades que o omnichannel pode oferecer.
Os benefícios do omnichannel
A satisfação do consumidor pode gerar grandes benefícios para a empresa. A imagem da marca pode se destacar no mercado e a fidelização dos clientes é algo de extrema importância.
Quando pensamos no cliente como as empresas varejistas já vem fazendo, a proporção torna-se muito maior. Além disso, a otimização do tempo para ambos os lados também é muito significativa.
Como aplicar o omnichannel?
- Integre toda a estratégia da empresa
Todos os canais, principalmente os que têm relacionamento direto com o cliente, devem estar integrados para que as demandas sejam atendidas com a necessária agilidade.
- Invista em logística
A logística é um desafio a ser enfrentado. Contudo, hoje já existem ferramentas que usam a tecnologia para facilitar todo o transporte, da coleta à entrega, tornando viável a logística de quem trabalha com canais integrados.
- Use a tecnologia para centralizar os dados dos clientes
Para que a estratégia de omnichannel funcione, os dados de seus clientes devem estar integrados.
Por exemplo, se um cliente visita sua loja virtual e se cadastra, quando ele estiver sendo atendido por um de seus vendedores, você deve ser capaz de acessar tudo o que ele já fez na loja virtual, não precisando fazer novamente algum cadastro, nem repassar nenhum dado pessoal.
Todas essas informações vão ajudar seu vendedor a oferecer itens ideais para o cliente, de acordo com o gosto e necessidade do mesmo.
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