Diferentemente da pré-venda, a pronta entrega consiste no modelo em que o vendedor vai atender os clientes já acompanhado dos produtos, onde ele registra a venda, emite a nota fiscal + boleto (se for o caso), entrega a mercadoria e conclui o ciclo de atendimento daquele cliente.
Para que o fluxo de trabalho se torne mais produtivo, é muito importante conhecer as principais etapas do processo de vendas a pronta entrega e contar com boas ferramentas tecnológicas para ajudar no crescimento do seu negócio. Listamos todas as etapas abaixo e, em paralelo, mostramos como o VendasExternas auxilia em cada uma delas. Confira:
Identificação dos clientes a serem visitados
O VendasExternas facilita o mapeamento dos clientes a serem visitados pelos vendedores, baseando-se em:
- Rotas previamente configuradas;
- Visitas agendadas em atendimentos anteriores;
- Data da última visita feita a clientes daquela rota, possibilitando que o gestor valide ou altere a rota, conforme os dados analisados.
Separação da mercadoria para abastecimento do veículo
Para cada vendedor x veículo, o VendasExternas ajuda a:
- Identificar a quantidade de cada produto a ser colocado no veículo, baseando-se no histórico de consumo desses produtos nos clientes selecionados para a rota de vendas;
- Separar os produtos para expedição;
Emissão da nota de remessa para venda fora do estabelecimento
Tendo separado previamente os produtos, emite:
- Nota Fiscal de remessa (também é possível importar);
- Romaneio de carga;
- Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), quando necessário.
Alimentação do estoque do veículo
Nesta etapa, é feita a importação dos produtos da nota fiscal de remessa para o banco de dados do aplicativo do vendedor, alimentando assim o estoque de seu veículo.
Execução da rota de atendimento
Baseando-se na localização dos clientes, conduz o vendedor até os endereços registrados respeitando a ordem de atendimento pré-estabelecida pelo gestor.
Atendimento ao cliente
Para cada cliente da rota, auxilia o vendedor a definir e registrar a quantidade de cada produto a ser reposto ou devolvido à empresa em diversas circunstâncias, dentre elas: defeito, troca, devolução de consignação, devolução de display e embalagens retornáveis; bonificação etc.
Além disso, permite a duplicação de atendimentos anteriores, a exibição dos produtos mais vendidos, auxilia no controle do limite de crédito do cliente e da política de preços (descontos e acréscimos) para cada produto incluído no pedido;
No final do atendimento define, a partir de condições ditadas pela empresa:
- Auxilia na definição do meio e condição de pagamento, conforme o cliente e as regras de preço;
- Caso o meio de pagamento seja boleto bancário, emite-o naquele momento em impressora portátil;
- Emite a nota fiscal de acordo com o tipo de operação (venda, consignação, comodato, devolução, …;
- Permite registrar o agendamento de uma nova visita, se necessário.
Observação: Caso o dispositivo móvel esteja sem acesso à internet, o atendimento será feito normalmente, inclusive a emissão da nota fiscal eletrônica (em contingência) e boleto bancário.
Devolução de produtos e embalagens ao estoque da empresa
Emite a nota de devolução daqueles produtos que não foram vendidos, bem como das embalagens retornáveis.
Recebimento de valores
Para as cobranças feitas através de boleto bancário, gera o arquivo de remessa para registro às principais instituições bancárias do país, tais como, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander, Cecred, Sicredi, Sicoob, Banrisul, bem como recebe o arquivo de retorno;
Dos vendedores: registra os recebimentos à vista (dinheiro, cheque e vale, dentre outros possíveis);
Da operadora de cartões de débito e crédito SumUp: importa o arquivo contendo os recebimentos (em processo de homologação);
Quando os recebimentos forem pagos e liquidados, importa os valores correspondentes para atualizar o saldo de crédito dos clientes e atualizar as comissões dos vendedores.
Integração de informações com o ERP da empresa (se necessário)
A integração com qualquer sistema de gestão é possível a partir de API ou utilitário disponibilizados para tal.
Conclusão
Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a compreender melhor como o VendasExternas pode ajudar sua empresa nas principais etapas da venda a pronta entrega.
O VendasExternas foi desenvolvido para simplificar a rotina de trabalho daqueles que fazem vendas fora do estabelecimento e possui recursos para o planejamento, execução e análise das operações de vendas externas.
Confira os principais recursos:
- Painel online para controle da operação;
- Aplicativo móvel com funcionamento online e offline;
- Criação de agendas de visitas;
- Planejamento de rotas de vendas, cobranças e entregas;
- Definição de metas, comissionamento e saldo flex;
- Registro de diversos tipos de atendimento;
- Emissão de notas fiscais – com ou sem internet;
- Geração de boletos bancários – com ou sem internet;
- Controle de estoque dos veículos;
- Gestão da cobrança
- Gráficos e relatórios;
E muito mais!
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