Esteja você iniciando um negócio ou não, uma das estratégias mais importantes é realizar uma análise mais profunda da concorrência no PDV (ponto de venda). A partir deste estudo, você conseguirá levantar informações muito relevantes para a sua atuação.
Entre essas informações, você saberá, por exemplo, quais empresas são suas concorrentes e atuam no mesmo nicho que você e quais os recursos utilizados por elas.
Dessa forma, poderá identificar as melhores estratégias para competir, que agora serão baseadas em dados e no seu estudo previamente estabelecido.
Você terá acesso ainda a informações como produto, qualidade do serviço prestado, preços estipulados e outras características muito importantes para se estabelecer, mesmo que em meio a essa competição.
Essa, sem dúvidas, é uma excelente estratégia, considerada uma das disciplinas mais importantes do campo do trade marketing, já que esse método permite que você conheça mais a fundo as fraquezas da concorrência.
Com esse auxílio, se consolidar e se destacar no mercado se torna uma tarefa muito mais simples, já que o verdadeiro segredo para o sucesso de qualquer empreendimento é a organização e uma boa análise, a fim de direcionar melhor as decisões que devem ser tomadas.
Entenda a importância da análise da concorrência
A estratégia de fazer análise da concorrência, também chamada de benchmarking, é considerada umas das principais atividades relacionadas as estratégias de marketing, justamente por conta dos benefícios e visão que ela pode proporcionar.
Se você deseja montar uma distribuidora de pães, por exemplo, iniciar com produtos inferiores aos dos seus concorrentes não seria uma estratégia eficiente. Consegue perceber as vantagens que esse método lhe fornece? Através dele é possível analisar previamente todas essas questões e identificar ameaças e oportunidades no mercado.
Outro ponto muito interessante para análise que esse método permite é quando a situação revela ausência de concorrência. Esse pode ser um indicador de uma demanda fraca ou um mercado local imaturo, por isso uma análise prévia pode te deixar ciente desses fatores.
Além de trazer mais clareza, essa análise da concorrência permite ainda que você crie estratégias de forma mais assertiva para atuação no mercado, auxiliando sua empresa a se consolidar, mesmo que você não esteja iniciando o seu negócio.
Agora que já entendemos melhor como o processo de análise de concorrência no PVD funciona, vamos verificar mais a fundo os diversos benefícios que essa metodologia proporciona.
Principais benefícios que a análise da concorrência no PDV pode proporcionar
Entre os diversos benefícios que essa estratégia pode proporcionar, citaremos alguns dos mais significativos.
Pesquisa de preços
Um ponto muito importante que deve ser considerado é que os consumidores se tornaram mais ativos e inteligentes, a comparação de preços e a busca pelo melhor local (ou canal) para a compra tem se tornado uma estratégia constantemente utilizada por todos os compradores.
Com a facilidade da propagação de informações, uma rápida pesquisa no google pode revelar um mesmo produto com diversos valores diferentes, e sem dúvidas o valor vai ser um dos pontos-chave no momento em que o cliente decidir comprar.
Justamente por isso, estipular os preços de seus produtos de acordo com o mercado, de forma que consiga participar desta disputa é essencial para que você consiga vendê-los.
Criar estratégias de marketing e vendas
Mesmo que o preço competitivo acabe se tornando um dos pontos principais para a venda de seus produtos, outro método muito importante é a criação de estratégias de marketing e vendas.
Fazendo uma análise da concorrência no PDV, é possível entender de forma muito mais clara as estratégias que as demais empresas utilizam e assim ampliar os seus resultados.
A elaboração de estratégias assertivas é capaz de facilitar a conquista de novos clientes, assim como aumentar o ticket médio dos atuais. Ou seja, é possível gerar diversos insights com essa análise, que sem dúvidas é muito válida para qualquer um que atue na área de vendas.
Reconhecimento da marca
Se o mercado é muito disputado e a concorrência está se mostrando muito acirrada, estabelecer uma marca forte e conhecida no mercado pode ser uma excelente estratégia.
Desse modo, você consegue se firmar a longo prazo, o que acaba influenciando e muito no desenvolvimento das vendas e do seu modelo de negócio.
Fazendo essa análise de concorrência no PDV, você terá a facilidade de usufruir das brechas, atraindo ainda mais os clientes a fim de conhecer a sua marca e criar um relacionamento entre eles e a sua empresa.
Isso pode garantir ainda mais sucesso para o seu negócio.
Evita erros
Utilizando dessa estratégia você consegue entender de forma concreta quem são os seus concorrentes e como eles atuam no mercado, o que diminui riscos e evita erros.
Fazer uma boa análise do PDV auxilia na escolha dos produtos, na precificação e no planejamento de uma estratégia de vendas muito mais eficiente, fazendo com que você aproveite o seu lucro e tenha mais clareza no momento de lidar com as decisões necessárias para o desenvolvimento do seu negócio.
Vamos supor que você tenha percebido uma queda nas vendas de determinado produto e, ao fazer uma análise da concorrência no PVD, percebeu que seus preços estavam muito distantes do item mais barato.
Se o produto estiver ganhando popularidade, esse seria um excelente momento para oferecer uma condição especial deste produto específico para o seu cliente.
Essa análise pode ainda revelar que alguns concorrentes podem estar realizando uma disputa de preços, deixando-os muito baixos, revelando certa imprudência.
Nesta situação você deve optar por não entrar nesta disputa apenas pelo preço, o que poderia não lhe trazer ganhos, já que você teria que baixar a sua margem de lucros de forma muito significativa.
Conclusão
Bom, se você acabou de conhecer essa estratégia de análise de concorrência no PVD, pôde compreender que essa estratégia é muito importante para qualquer empresa.
Esse método pode influenciar nos seus lucros, auxiliar no aumento de suas vendas e permitir que você consiga ter uma visão muito mais ampla do cenário em que sua empresa está inserida.
Que tal começar a usar essa estratégia e fazer uma análise dos seus concorrentes no próximo PDV que você ou seu vendedor visitarem?
O VendasExternas
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