O controle de clientes e vendas é a peça fundamental da gestão comercial. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar sua empresa na organização do negócio:
A administração de empresas é uma atividade complexa que demanda um esforço muito grande de quem exerce essa função. Seja você um empresário ou gestor de empresa, sabe que existem 4 grandes áreas de atuação que devem estar integradas:
- O Planejamento: isto é, a formulação de objetivos e a definição dos meios para alcançá-los.
- A Organização: que consiste em determinar tarefas e funções, coordenar atividades e destinar recursos.
- A direção: mais focada na tomada de decisões e na orientação de sua equipe rumo aos objetivos planejados.
- E o controle: análise dos dados e dos desempenhos da empresa, comparando-se aonde quer chegar com o que foi alcançado.
Acontece que na correria do dia a dia de trabalho, umas das mais importantes dessas funções da administração costuma ser negligenciada: o controle. Neste caso, queremos colocar o foco no controle de clientes e vendas, que tem importância redobrada. Afinal, é preciso gerenciar o relacionamento com o cliente da melhor forma possível.
- Informações centralizadas sobre os clientes
Vamos começar pelo básico: seus clientes. Como estão organizados? Que dados você tem sobre cada um deles? Está tudo atualizado? Bom, fica claro que o primeiro passa para desenvolver o controle de clientes e vendas é montar esse cadastro. E a maneira mais simples de fazer isso é por meio das tradicionais planilhas. - Agilidade e precisão no follow-up
Outra vantagem do controle de clientes e vendas beneficia diretamente uma das atividades mais importantes do vendedor: fazer o follow-up. - Possuir um histórico detalhado do relacionamento com o cliente
Na mesma linha do que foi dito acima, gerenciar as vendas significa ter em algum lugar um relato de tudo o que aconteceu em cada contato com o cliente, para poder dar continuidade ao relacionamento a qualquer momento. - Gerenciar as atividades de sua equipe
Muitos vendedores estão em constante movimento, visitando clientes, fazendo visitas técnicas ou comerciais, às vezes viajando para outras cidades, estados e até países. Sem falar em feiras comercias, treinamentos e outros eventos aos quais tem que comparecer. - Ter dados confiáveis sobre o desempenho de sua equipe
Não existe área na empresa onde o desempenho seja mais cobrado do que em vendas. Normalmente se trabalha com metas a serem atingidas. E o controle desses dados vai determinar quem receberá seus prêmios e bônus e quem precisará melhorar seu desempenho.
Sem um controle efetivo e organizado do que está acontecendo, é impossível que guardem todos esses dados em sua memória.
Artigo publicado originalmente em agendor.com.br
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