Você ainda tem dúvidas de que o comércio eletrônico pode ser vantajoso para sua empresa? Independente do foco de sua empresa, utilizar o e-commerce para vendas no atacado ou varejo é uma boa alternativa.
Reunimos abaixo 5 grandes motivos pelos quais você deveria pensar agora em ter um loja virtual:
1. Os números não mentem
Já que números não mentem, dê uma olhada nestes: de acordo com a Destino CRM, cerca de um bilhão de pessoas ao redor do mundo realizaram compras on-line em 2014. Se há dois anos já existia um número tão grande de pessoas comprando online, imagine como esse canal de venda está atualmente. Pense que, mesmo que você possua clientes fortes em sua loja física, vender através da internet pode beneficiá-lo. Quer saber por que?
2. Você pode ir além dos seus clientes locais
Estar na internet é como estar em todos os lugares do mundo a qualquer hora do dia. Já se sabe que existem mais de 1 bilhão de compradores online, eles poderiam ser seus clientes, por que não? Ao comparar os fatores: custo de implantação de uma loja virtual, por exemplo, e a gama de clientes que serão alcançados, você só tem a ganhar. Uma dica é optar por sistemas que oferecem soluções complementares ao seu negócio, como por exemplo um sistema para força de vendas.
3. Alcança qualquer segmento de mercado
É bastante comum ligar lojas virtuais à gigantes do varejo, como lojas de departamento, porque estas foram as primeiras empresas a vender seus produtos on-line (e podemos ver que deu certo). Entretanto, recentemente vendas online estão atingindo clientes de diversos segmentos. Um bom exemplo a ser citado são as lojas virtuais voltadas para o comércio atacadista, que otimizam o tempo de representantes, vendedores externos e principalmente do cliente, que a qualquer hora pode fazer seus pedidos online.
É possível perceber os benefícios de investir em pedidos on-line olhando para o Grupo Martins, referência na distribuição e no varejo do país. Mesmo com mais de 5 mil vendedores externos, eles possuem comércio eletrônico tanto para varejo quanto para atacado, alcançando assim, todos os lugares do Brasil.
4. Controlar seu inventário fica mais fácil do que nunca
Nós sabemos que fazer o controle de estoque é um grande desafio na gestão de vendas. No entanto, em uma loja virtual você não enfrenta esse problema, já que os pedidos on-line são atualizados automaticamente. Além disso, todas as alterações de estoque, preços e descontos podem ser feitas instantaneamente, sem se preocupar em etiquetar produtos. Outro benefício é que, por ser um processo automatizado, desde a contabilidade até o atendimento, os erros são reduzidos.
Segundo o Chefe do departamento digital da Pizza Hut (EUA), a encomenda on-line pode ser considerada uma ciência. Ele diz também que cerca de 60% dos pedidos de pizza são feitos online. O crescimento é visível e oferece muitas oportunidades antes não imaginadas.
5. Vender on-line diminui os custos de publicidade e aumenta as chances de fidelizar o cliente
Você já pode perceber que os benefícios de estar no mercado virtual são inúmeros, portanto, para finalizar, vamos apenas ressaltar um ponto importante: quem não é visto, não é lembrado. Estar presente na internet aumenta significativamente sua visibilidade, além dos custos com publicidade serão reduzidos.
Você pode usar de diversas estratégias para chamar a atenção de seu cliente na rede, por exemplo, envolver os compradores através de redes sociais. Essa é uma boa maneira de não perder o contato humano com o seu cliente.
Além disso, ao estar disponível a qualquer hora do dia, seu cliente sabe que pode contar com você, isso automaticamente o fideliza. Nunca é tarde para adicionar à seus canais de venda um e-commerce, mas lembre que quanto mais cedo seu negócio entrar nessa, mais cedo você começa a lucrar. Se diferencie de seus concorrentes e alcance seu cliente onde ele estiver.
O que você acha sobre os benefícios de integrar vendas on-line ao seu negócio? Nós queremos saber, deixe sua opinião nos comentários.
Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas, destinadas a empresas que atuam em canais como força de vendas e venda online.