Os principais motivos que devem levar a sua empresa a adotar o planejamento de rotas são: agilizar o processo de venda, melhorar o serviço de entrega e consequentemente reduzir os custos da operação. Com uma rota eficiente, tudo isso é possível.
Os sistemas de planejamento de rotas existem justamente para auxiliar o gerente de vendas ou administrador a projetar e monitorar as datas de visita e planejar as rotas com base em mapas de localização dos clientes, o que otimiza o trajeto de atendimento / entrega.
Para você melhorar ainda mais suas rotas de atendimento (e consequentemente suas vendas), preparamos algumas dicas de como elaborar seu planejamento de rota de maneira mais eficaz. Vamos lá?
- Conheça a preferência dos seus clientes: Converse com seus clientes sobre em que data preferem ser atendidos, horários e etc. Dessa forma o vendedor chegará na maioria das vezes em um momento mais oportuno para a venda;
- Se possível, tente colocar os clientes que se encontram em locais de congestionamento em horários mais tranquilos, e vice e versa.
- Caso seu cliente não estiver disponível ou não puder lhe atender, tenha sempre um plano B, para aproveitar a viagem;
- Tempo é dinheiro, portanto economize tempo executando as rotas por bairros, por exemplo;
- Para não correr o risco de ir até o cliente e ele não puder lhe atender, avise com antecedência quando possível.
Com dicas simples como essas e um sistema para auxiliar no planejamento de rota fica fácil economizar o tempo na estrada e aumentar a produtividade de seus vendedores.