Quem pensa que as funções do Promotor de vendas se limitam a reposição de estoque e checagem de preço, está equivocado.
Este profissional tem um papel fundamental e estratégico tanto para a indústria como para o varejista, além de levar a marca até o consumidor no ponto de venda.
O trabalho de reposição de gôndola e adequação de estoque não podem ser menosprezados, pois caso isso venha a ocorrer há uma margem de 5% de perdas no faturamento relativo à esse quesito, por isso, não negligenciando essa parte, e fazendo isso rápido com muita atenção para que não haja possíveis falhas, vai evitar a tão temível ruptura.
Ter estratégias de marketing previamente estabelecidas facilitarão o trabalho do promotor. Normalmente, o promotor fica responsável também por confirmar pontos extras negociados com o PDV e realizar o cross merchandising, que tem como objetivo obter novos espaços também no ponto de venda.
Acompanhamento da concorrência
Função fundamental do promotor. Ao monitorar as estratégias de marketing do concorrente e fazendo isso em tempo real, permite que a indústria possa usar essas informações para melhorar suas campanhas em tempo real.
Consumidor + Promotor
A proximidade entre o consumidor e o promotor dá à esse profissional a incumbência especial de cativar o comportamento dos seus clientes no PDV (Ponto de Venda). Estar atento às reações relacionadas às promoções será útil na hora de programar novas estratégias de marketing e/ou merchandising.
Ressaltando também que a presença do promotor é essencial para que clientes possam satisfazer suas dúvidas ou reforçar os benefícios que seu cliente terá caso adquira seu produto, atuando diretamente na promoção da venda, o que se denomina tarefa base deste profissional.
Estar preparado
Os questionamentos por parte do consumidor são comuns e isso exige que ele esteja muito bem preparado para responder a essas perguntas, aumentando as chances de vendas e satisfação por parte do cliente.
Por fim, concluímos que o promotor de vendas é o mediador fundamental que estabelecerá a relação entre a marca e o consumidor, por essa razão deve estar preparado.
Cabe à indústria fornecer os instrumentos necessários para que o profissional possa trabalhar, ministrando treinamentos para que os promotores tenham conhecimento total dos produtos, abordagem dos clientes e claro, como aplicar da melhor forma todas as estratégias de trade marketing utilizadas pela indústria, distribuidor ou atacadista.
E como o VendasExternas pode ajudar sua empresa?
Além da integração entre todos os canais de vendas utilizados, o uso do VendasExternas permitirá que o promotor de vendas desempenhe suas tarefas de forma simples e ágil.
Além disso, possibilitará que o gestor acompanhe em tempo real a produtividade de seus de promotores e faça ajustes na estratégia em busca do melhor resultado.
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