Apesar das similaridades no conceito de comércio eletrônico para varejo (B2C), uma loja virtual para atacado tem características específicas bem definidas e o objetivo desta publicação é apresentar as principais:
1. Perfil do cliente:
Talvez essa seja uma das características de maior destaque e importancia no B2B. É necessário entender que clientes B2B precisam ser tratados de forma diferente, cada cliente tem um potencial de compra diferente, com preços variados, condições e formas de pagamento específicas. Então para que o sistema saiba se comportar de tal forma a atender cada um desses clientes, é necessário criar estes perfis.
2. Catálogos de preços:
Para poder classificar os clientes, é interessante pré-determinar o relacionamento dele com a empresa. Uma plataforma de e-Commerce B2B precisa sondar as condições de preços que a empresa já possui com os clientes, isso significa trabalhar com várias tabelas de preços, que devem estar ligadas aos clientes e inclusive já utilizadas pela equipe de força de vendas. Em um site B2B os preços serão somente exibidos após o respectivo cliente fizer login em sua conta, pois assim o sistema sabe qual tabela carregar.
3. Formas de Pagamento:
Assim como o preço, as condições de pagamento em B2B são bem distintas dos modelos B2C e ainda costumam ser diferentes para cada cliente em específico. Compras em B2C, normalmente o pagamento já ocorre no ambiente online via cartão de crédito, transferência ou pagamento de um boleto bancário. Já no modelo do B2B, tradicionalmente o boleto bancário é pago posteriormente e enviado junto com a entrega da mercadoria.
4. Pedido mínimo:
Lojas virtuais para atacado normalmente tem definição para pedidos mínimos, que pode estar ligada ao valor ou de quantidades de itens solicitados pelo cliente. Isso acontece devido a flexibilidade e melhoria da logística necessária para uma boa operação B2B.
5. Homologação de cadastros e créditos:
Sendo os pedidos enviados aos clientes antes de receber o pagamento, a operação através de uma loja virtual B2B exige que o fornecedor tenha anteriormente verificado os dados cadastrais e atribuído um limite de crédito ao cliente. Tradicionalmente ao atingir o limite de crédito atribuído ao cliente, negocia-se um limite de crédito maior ou a quitação de valores já em aberto por parte do cliente.
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