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As etapas da pronta entrega e o VendasExternas

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Diferentemente da pré-venda, a pronta entrega consiste no modelo em que o vendedor vai atender os clientes com o veículo já abastecido com os produtos, onde ele registra a venda, emite a nota fiscal + boleto (se for o caso), entrega a mercadoria e conclui o ciclo de atendimento daquele cliente.

Para que o fluxo de trabalho se torne mais produtivo, é muito importante conhecer as principais etapas da pronta entrega e contar com boas ferramentas tecnológicas para ajudar no crescimento do seu negócio. Listamos todas as etapas abaixo e, em paralelo, mostramos como o VendasExternas auxilia em cada uma delas. Confira:

 

1. Identificação dos clientes a serem visitados

O VendasExternas facilita o mapeamento dos clientes a serem visitados pelos vendedores, baseando-se em:

  • Rotas previamente configuradas;
  • Visitas agendadas em atendimentos anteriores;
  • Data da última visita feita a clientes daquela rota, possibilitando que o gestor valide ou altere a rota, conforme os dados analisados;

2. Separação da mercadoria para abastecimento do veículo

Para cada vendedor x veículo, o VendasExternas ajuda a:

  • Identificar a quantidade de cada produto a ser colocado no veículo, baseando-se no histórico de consumo desses produtos nos clientes selecionados para a rota de vendas;
  • Separar os produtos para expedição;
  • Emitir a nota fiscal de remessa para venda fora do estabelecimento;

Tendo separado previamente os produtos, emite:

  • Nota Fiscal de remessa (também é possível importar);
  • Romaneio de carga;
  • Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), quando necessário.

3. Alimentação do estoque do veículo

Nesta etapa, é feita a importação dos produtos da nota fiscal de remessa para o banco de dados do aplicativo do vendedor, alimentando assim o estoque de seu veículo.

4. Execução da rota

Através do navegador de sua escolha (Google Maps, Waze…) e baseando-se na localização dos clientes, conduz o vendedor até os endereços registrados respeitando a ordem de atendimento pré-estabelecida pelo gestor naquela rota.

5. Atendimento ao cliente

Para cada cliente da rota, auxilia o vendedor a definir e registrar a quantidade de cada produto a ser reposto ou devolvido à empresa em diversas circunstâncias, dentre elas: defeito, troca, devolução de consignação, devolução de display e embalagens retornáveis; bonificação etc. 

 Além disso, permite a duplicação de atendimentos anteriores, a exibição dos produtos mais vendidos, auxilia no controle do limite de crédito do cliente e da política de preços (descontos e acréscimos) para cada produto incluído no pedido;

 No final do atendimento define, a partir de condições ditadas pela empresa:

  • Auxilia na definição do meio e condição de pagamento, conforme o cliente e as regras de preço;
  • Caso o meio de pagamento seja boleto bancário, emite-o naquele momento em impressora portátil;
  • Emite a nota fiscal de acordo com o tipo de operação (venda, consignação, comodato, devolução…;
  • Permite registrar o agendamento de uma nova visita, se necessário.

Observação: Caso o dispositivo móvel esteja sem acesso à internet, o atendimento será feito normalmente, inclusive a emissão da nota fiscal eletrônica (em contingência) e boleto bancário.

6. Devolução de produtos e embalagens ao estoque da empresa

Emite a nota de devolução daqueles produtos que não foram vendidos, bem como das embalagens retornáveis

7. Recebimento de valores

Para as cobranças feitas através de boleto bancário, gera o arquivo de remessa para registro às principais instituições bancárias do país, tais como, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander, Cecred, Sicredi, Sicoob, Banrisul, bem como recebe o arquivo de retorno;

Dos vendedores: registra os recebimentos à vista (dinheiro, cheque e vale, dentre outros possíveis);

Da operadora de cartões de débito e crédito SumUp: importa o arquivo contendo os recebimentos (em processo de homologação);

Quando os recebimentos forem pagos e liquidados, importa os valores correspondentes para atualizar o saldo de crédito dos clientes e atualizar as comissões dos vendedores.

 

8. Integração de informações com o ERP (se necessário)

A integração com qualquer sistema de gestão é possível a partir de API ou utilitário disponibilizados para tal.

 

Conclusão

 

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a compreender melhor como o VendasExternas pode ajudar sua empresa nas principais etapas da venda a pronta entrega.

O VendasExternas foi desenvolvido para simplificar a rotina de trabalho daqueles que fazem vendas fora do estabelecimento e possui recursos para o planejamento, execução e análise das operações de vendas externas. 

Confira os principais recursos:

  • Painel online para controle da operação;
  • Aplicativo móvel com funcionamento online e offline;
  • Criação de agendas de visitas;
  • Planejamento de rotas de vendas, cobranças e entregas;
  • Definição de metas, comissionamento e saldo flex;
  • Registro de diversos tipos de atendimento;
  • Emissão de notas fiscais – com ou sem internet;
  • Geração de boletos bancários – com ou sem internet;
  • Controle de estoque da empresa e dos veículos;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Gráficos e relatórios;

E muito mais!

Quer conhecer todo o potencial do VendasExternas e como nós podemos lhe ajudar? Acesse a página para solicitar um contato: www.vendasexternas.com.br/contato

 

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