Já não é mais novidade a informação de que empresa ligada ao Uber, fez sua primeira entrega utilizando um caminhão autônomo.
Entenda o caso
Após a compra da empresa americana Otto, responsável pela inovação dos caminhões autônomos, a Uber realizou uma entrega de 50.000 cervejas Budweiser. A corrida foi de 190 quilômetros entre Fort Collins e Colorado Springs, no Colorado (EUA). Em alguns trechos, como os urbanos, o motorista ainda precisava assumir o controle do veículo, porém a partir do momento que entrou na rodovia já se tornou capaz de dirigir-se sozinho. O veículo utilizado já tem tecnologia suficiente para detectar os carros que estão atrás e a frente, além de se ajustar a velocidade e saber em que momento trocar de pista.
E o que isso tem a ver com a sua distribuidora?
Muito se especula sobre o uso da tecnologia para agilizar processos, diminuir trabalho e reduzir os custos operacionais de distribuidoras e atacados. Contudo, o avanço desse tipo de tecnologia não é observado pela maioria dos empresários.
A grande questão é que tal inovação está mais próxima do que se pensa e vai mudar significativamente o ramo das entregas em geral. Prova disso, foi a primeira entrega realizada pela empresa americana usando a tecnologia autônoma.
No futuro, espera-se que esses caminhões trabalhem sozinhos 24h por dia, o que afetará até mesmo o preço das mercadorias, já que o custos de transporte serão baixíssimos comparado ao valor atual. Os benefícios de um caminhão autônomo são quase que imensuráveis: muito mais eficiência, redução drástica do custo operacional, diminuição de acidentes e até de poluição, uma vez que eles são movidos a energia solar.
Motivos pelos quais o distribuidor e atacadista deve se atentar a essas tecnologias
O avanço da tecnologia tem atingido todos os segmentos, inclusive o da distribuição, pré venda e pronta entrega, como no caso citado. Por conta disso, preparar a sua empresa para a adoção de novas tecnologias e buscar cada vez mais a automação de processos, pode determinar o sucesso de sua empresa. A troca dos blocos de papel e caneta atrás da orelha por sistemas que tornam seu processo de venda mais eficiente, pode ser considerado um dos primeiros passos para o avanço tecnológico no seu negócio.
Estar atento às novidades do seu mercado e pensar fora da caixa são chaves para o seu sucesso, portanto, aposte na informatização e veja a tecnologia transformar seus resultados.
Conte-nos sobre suas experiências e o papel que a tecnologia tem hoje dentro de seu negócio.
Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega.