A gestão de tempo é uma grande aliada para quem deseja desenvolver muitas atividades, gerando resultados. Pessoas disciplinadas em suas atividades, geralmente se destacam por estarem envolvidas em mais coisas e por conseguirem realizar um bom trabalho sem desesperar sua equipe. Mas como organizar tarefas e aumentar sua produtividade em dias que parecem cada vez mais curtos? Aqui vão as melhores dicas de gestão de tempo.
1 Faça planejamentos diários e semanais
Tenha uma agenda, pode ser em um dispositivo móvel, ou até mesmo uma agenda tradicional o importante é que você use. Existem muitos aplicativos que ajudam na criação de agendas e listas de prioridades. As listas são um ponto importante, pois permitem que você visualize tudo que precisa ser feito, a partir daí você pode enumerar as ações por prioridades. Lembre-se de que as vezes você não pode fazer tudo o que gosta, crie uma ordem de prioridades, para isso classifique suas tarefas pelo que precisa ser feito, desconsidere aqui o seu gosto.
2. Saiba coordenar atividades
Mantenha o foco nas reuniões, crie limites de tempo para cada assunto. Tenha metas bem definidas para cada atividade. Procure não demorar tanto tempo ao realizar cada atividade, tenha foco para utilizar o tempo necessário que aquilo demanda. É interessante se organizar com os recursos necessários. Nome de pessoas para contato, telefones, material, documentos, assuntos, com tudo em mãos fica mais prático realizar uma atividade.
3. Analise o que foi feito e o que não foi feito
Crie o hábito de se fazer as seguintes perguntas: “o que eu poderia ter feito melhor?”, “o que eu poderia ter feito com mais agilidade?”, “a falta de algum recurso está me prejudicando?”. Ao final de cada dia ou semana (dependendo do seu ritmo de trabalho) é interessante avaliar o que foi desenvolvido e principalmente o que não foi. Veja quais são os pontos que interrompem o desenvolvimento de suas atividades e aprenda a usar a dica número quatro.
4. Saiba dizer não
Aquelas pessoas disciplinadas das quais falamos no início desse texto, também tem uma outra característica interessante: elas sabem quando algo está interrompendo seu desenvolvimento. É preciso aprender a dizer não para as coisas que consomem tempo e energia e não trazem retorno. As vezes é preciso dizer um não na área profissional para melhorar algo na pessoal, por exemplo, dessa forma você cria um equilíbrio que desenvolve diferentes áreas de sua vida. Pequenos eventos que acontecem diariamente que nos tiram do foco do trabalho, também podem ser evitados, concentre-se e lembre-se de onde você deseja chegar.
5. Tenha senso de urgência
Para que as coisas comecem a dar certo é preciso parar de procrastinar. As vezes até mesmo o ambiente ou situação em que estamos nos prende e acabamos deixando de fazer as coisas. Respire fundo, procure relaxar antes de iniciar o que deve ser feito. Troque de lugar, procure se preparar para assumir suas responsabilidades com tranquilidade, mas não deixe nada para um outro momento. Há uma frase que diz “daqui um ano você vai se arrepender do que não fez hoje”, procure ver as coisas dessa forma.
6. Evite filas e processos demorados
As tecnologias estão aí para nos ajudar a ganhar tempo e você pode resolver muitas questões pelo seu celular. Você pode acessar e pagar contas pela internet. Ao invés de ir a certos lugares, não seria mais valido ligar ou acessar a página? Também é interessante trocar ferramentas manuais por algumas que te ajudam a solucionar problemas automaticamente. Isso poupa um bom tempo que pode ser utilizado para as atividades recomendadas na dica 7.
7. Dê descanso para sua mente
É extremamente importante que você planeje intervalos para desocupar a mente. Muito estresse provoca aumentos prejudiciais do hormônio “cortisol”, que em níveis elevados, mata as células cerebrais e suprime o funcionamento do cérebro. Procure dormir bem e valorize suas atividades preferidas, isso também fundamental para que você faça a gestão de tempo.
Equipe Vendas Externas
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